Cadeira 7 - Ruberval Cunha

Ruberval Cunha
Cadeira nº. 7
Patrono: José Maria Hugo Rodrigues

Com 28 anos de atuação no mercado cultural, Pós-graduado em Gestão de Projetos pela Universidade Anhangüera, formado em Letras pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Ruberval Cunha é o Criador do Improviso Guaicuru (nome dado pelo amigo Rubênio Marcelo), modalidade que agrega técnicas teatrais, discurso poético, elementos musicais e participação direta do público, costuradas através do repente e que vem dia a dia ganhando espaço nas mais diversas áreas, entre elas aberturas de eventos, exposições e palestras-show. Palestrante, ator performático, poeta repentista e Gestor de Educação e Segurança de Trânsito, já exerceu o cargo de Presidente da União Brasileira de Escritores – seccional MS, atuou como Conselheiro no Conselho Estadual de Cultura de Mato Grosso do Sul e Conselho Municipal de Cultura de Campo Grande. Com atendimento personalizado atende empresas privadas e públicas, tendo como marca registrada a realização de palestras e apresentações que agregam ferramentas lúdicas aos saberes tradicionais.
Atuando como palestrante motivacional prestou serviços para UFN3/Petrobrás, JBS/FRIBOI, Uniderp/Anhanguera e Banco do Brasil, entre outros. Como ator performático, apresentador e repentista tem em seu currículo participação em eventos como a 1ª Feira Internacional de Literatura de Campinas (Unicamp/Petrobrás),1º, 4º, 7º e 11º Festival América do Sul, (MINC e Governo do Estado de MS), abertura do show de Ari Toledo (Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo), abertura do Show de Chitãozinho e Xororó no Natal da Cidadania (Parque das Nações Indígenas).
Em 2003 apresentou-se na ABAV, sendo um dos destaques na maior feira de turismo do país com participação de 24 estados e 27 países, em Brasília apresentou-se na UNB (Escola Fazenda) e IV ENASS (Auditório Ulisses Guimarães), em São Paulo participou da 16.ª Bienal Internacional do Livro e no Rio Grande do Sul, juntamente com o poeta Darci Cunha e Ex-Deputado Joaquim Moncks, participou de inúmeros eventos de cunho cultural e acadêmico, efetuando declamações, performances e palestras em 7 (sete) cidades gaúchas. Em 2015 foi o apresentador da 1ª Feira de Literatura de Bonito.
Elogios ao improviso guaicuru e ao seu criador também tem vida na voz de grandes nomes da cultura nacional: Adélia Prado (2002), ´Wally Salomão(2003), Nélida Piñon (2004), Thiago de Mello (2005) e Affonso Romano de S’antanna, entre outros, em eventos da Noite Nacional da Poesia. Segundo Joaquim Moncks, Conferencista, Ex-deputado pelo Rio Grande do Sul e Presidente da Casa do Poeta Brasileiro, Ruberval Cunha é um Gênio da Oralidade.
Como poeta e declamador é Tricampeão da Noite Nacional de Poesia, onde tornou-se o primeiro “Hors Concours”, tem em seu currículo, o bicampeonato de declamação no Concurso Internacional de Poesias do Club Pan-Americano “Eng.º Enrique Salazar Cavero”, onde também arrebatou por três anos consecutivos o 1º lugar de texto na categoria versos livres, em língua portuguesa. Crê em Deus como grande amigo e credita a ele o seu dom.
http://flibonito.com.br/portal/teatro-musica-danca/ http://bonitonet.com.br/galeria.php?galeria=96&estilo=galeria

Contato: rubervalcunha@hotmail.com

Links de Notícias

http://www.acervocbncuritiba.com.br/index.php?pag=noticia&id_noticia=25870&id_menu=171&conjunto=&id_usuario=&noticias=&id_loja=
http://assessoria.vrc.puc-rio.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=20405&sid=89
http://www.aquidauananews.com/0,0,00,2437-139720-STAND+DE+MS+FAZ+SUCESO+EM+FEIRA+DE+LEITURA+EM+CAMPINAS+SP.htm
http://flibonito.com.br/portal/teatro-musica-danca/
https://pt-pt.facebook.com/FestaseEventosTV/videos/1054642454565655/
http://www.pmcg.ms.gov.br/fundac/noticiaCompletaPortal?id_not=19656
http://www.aquidauananews.com/0,0,00,3562-156965-MS+PARTICIPA+COM+SUCESSO+DE+EVENTO+LITERARIO+EM+SAO+PAULO.htm
http://www.acritica.net/editorias/geral/domingo-cultural-apresenta-geraldo-espindola-e-ruberval-cunha/14772/
http://arteecultura.zerouminforma.com.br/2014/05/02/festival-america-do-sultradicional-cafe-da-manha-pantaneiro-reune-convidados-para-falar-sobre-literatura/
http://www.aquidauananews.com/0,0,00,5348-86665-ESPETACULO+IMPACTO+DAS+RUAS+SERA+APRESENTADO+NESTE+SABADO.htm
http://www.aquidauananews.com/0,0,00,3003-16175-NOVOS+MEMBROS+DO+CONSELHO+DE+CULTURA+ANALISAM+CITY+TOUR+OFICIAL.htm
http://www.aquidauananews.com/0,0,00,5205-135610-JORNADA+MOTIVA+PROFISSIONAIS+DA+EDUCACAO+EM+ANASTACIO.htm
http://bonitobrasil.com.br/wp/author/admin/page/260/
http://www.ostemberg.photografic.com.br/?p=334
http://www.ensaiogeral.com.br/noticias/literatura/capital_recebe_oficina_literaria_ministrada_pelo_poeta_ruberval_cunha
http://www.ms.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/MS/sebrae-premia-melhores-trabalhos-jornalisticos-do-mato-grosso-do-sul,48a84891716d5410VgnVCM2000003c74010aRCRD

Nenhum comentário:

Postar um comentário