Cadeira 19 - Odila Lange

Odila Lange
1ª Secretária
Cadeira nº. 19
Patronesse: Flora Egídio Thomé

[ Publicações da Autora neste site ]

Odila Lange nasceu em Venâncio Aires, RS. Escritora, poetisa, cordelista, advogada e professora, mestra em História, pela UFMS, em 2004.
Ficou conhecida no meio consumerista pela divulgação de seu poema “Cordel do Consumidor” publicado pelo Ministério da Justiça, no ano de 2002 e distribuído para o Brasil inteiro.
Fundadora da Academia Douradense de Letras, entidade da qual já exerceu a presidência por quatro vezes.
É membro da” Associação Internacional de Poetas, em Dourados, desde o ano de 2006.
Membro da Academia de Letras do Brasil, Secção de MS, ocupante da cadeira de nº 02, como representante de Dourados.
Fundadora da ACOMS-Associação dos Cordelistas de Mato Grosso do Sul.
Recebeu o Título de Cidadã Douradense, da Câmara Municipal de dourados, no ano de 2003, por indicação do então vereador Luís Akira Oshiro.
No ano de 2002, foi agraciada com o Prêmio MARTA GUARANI, outorgado pela Câmara Municipal de Dourados, pela sua luta em defesa dos Direitos da Mulher.
No ano de 2011 foi campeã sul-mato-grossense de contação de causos no 21ª FEGAMS-Festival Sul-mato-grossense de Arte e Tradição Gaúcha em MS, realizado em Rio Brilhante, MS e vice campeã de declamação na categoria Xiru do mesmo festival.
Em outubro de 2011 foi sagrada campeã estadual na modalidade DELAMAÇÃO e na modalidade CONTO e vice-campeã na modalidade CONTO, na categoria xiru, no 22º FEGAMS-Festival de Arte e Tradição Gaúcha em MS, ocorrido em Ponta Porã.
Em 2011 participou do 1° Festival de Cordel promovido pelo CTN-SP, no qual obteve a 10ª colocação recebendo medalha e diploma pela participação. 
Em janeiro de 2011 foi classificada em terceiro lugar, na categoria xiru, na modalidade “CAUSO”, no 11° Festival Nacional de Arte e Tradição Gaúcha, FENART, realizado em Triunfo, RS.
É incansável disseminadora da cultura, realizando saraus, ministrando palestras, participando de comissões organizadoras e julgadoras de concurso de poesias, contos e crônicas.
Possui as seguintes obras publicadas: Folclore ou folclore, já na 2ª edição, sendo a segunda ed. Publicado com verba do Fundo de Investimento Cultural-FIC-MS, PrOtEsTANDO, livro de poesias de protesto, publicado em 1998; KIT Cordel, publicado em 2006; Mulheres, publicado em 2007, Rodeio de Versos, publicado em 2014, com verba do FIP-Fundo Municipal de Investimento à Produção Artística e Cultural do município de Dourados, SICREDI, 25 ANOS, Uma História de sucesso publicado em 2015; Dourados 80 anos, versos, fatos & gente, publicado em 2015; Quando a poesia fala, publicado em 2016.
No ano de 2015 criou o Projeto MALA DE LETRAS, desenvolvido no complexo esportivo Jorge Salomão toda terça-feira à tarde.
Também em 2015 desenvolveu o Projeto “QUERES CONVERSAR?” onde recebe as pessoas todas as quartas-feiras na Praça Antônio João para falar sobre qualquer assunto.
Em 2015 participou do I PRÊMIO LITERÁRIO LIVRARIA DO ESCRITOR com o tema “Dourados, cidade de todos os povos e de todas as cores” sendo classificada em 7º lugar.
Recebeu diversas Moções e Congratulações, da Câmara Municipal de Dourados como Diretora do PROCON e como Presidente da Academia Douradense de Letras.
No ano de 2015, recebeu a Monção de Congratulações da Câmara Municipal, pelo “DIA DO POETA” indicada pela vereadora Virgínia Magrini
Escreve semanalmente no Caderno “Dmais” do Jornal o Progresso.
No ano de 2016, recebeu da Câmara Municipal de Dourados, o Troféu Literário Ildefonso Ribeiro da Silva, edição 2015.
Faz parte da dupla Oxente & Tchê, com a cordelista Aurineide Alencar que compõe desafios sobre temas sociais e apresenta em escolas, entidades e eventos.
É estudiosa das questões de gênero e pesquisadora do Folclore Brasileiro. Sua índole atuante e combativa levou-a a receber dos/as confrades e confreiras da Academia Douradense de Letras, o cognome de “a poetisa guerreira”.

Contato: odilalange@yahoo.com.br

Um comentário: