sábado, 7 de outubro de 2017

Projeto “Fazendo do douradense um leitor”


I- IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

I-I FAZENDO DO DOURADENSE UM LEITOR

II-OBJETIVO:

O Projeto “Fazendo do Douradense um Leitor” tem como objetivo despertar o interesse pela leitura com a distribuição gratuita de livros, integração literária dos escritores e poetas douradenses com a população, o despertar para o conhecimento literário e proporcionar um dia agradável de cultura e entretenimento para a população de nosso município em comemoração ao Dia Nacional do Livro, 29 de outubro.

III-PROPONENTE:

Academia de Letras do Brasil- Seccional de Mato Grosso do Sul/Dourados
Endereço: Rua Vilson Gabiatti 1295, ap. 304-Jardim Raslem. CEP: 79.813.030

IV- RESPONSÁVEL PELA EXECUÇÃO DO PROJETO:

Odila Schwingel Lange- Membro da ALB, Seccional de Mato Grosso do Sul, ocupante da cadeira nº 19, Secretária Geral da entidade.
Endereço da Proponente: Rua Vilson Gabiatti, 1295- ap. 304-Ed. Pé de Cedro II- Jardim Raslem
Contatos: e-mail_ odilalange@yahoo.com.br; odilaschwingel@gmail.com; telefones celulares: 984226665 claro (WhatsApp) 67 998655641 (vivo)

V- ELABORAÇÃO DO PROJETO:

Odila Schwingel Lange

VI- APRESENTAÇÃO DO PROJETO:

O Projeto “Fazendo do Douradense um Leitor” consiste, principalmente na distribuição gratuita de litros, novos e usados, para escolas e população em geral, num evento cultural com apresentações artísticas compostas de música, declamação, dança, teatro, contação de histórias, de causos etc. realizado no Parque Primo Fioravante Vicente, popular Rego D’água, sito à rua Francisco Feitosa Sobreira, sem número, ao final do BNH 4º Plano, com entrada também pela rua Professor Souza, em frente à Vila Bela, ao final do Jardim Itália. O evento acontecerá dia 29 de Outubro com início previsto para as 14 horas e término previsto para as 18 horas.

Haverá distribuição gratuita de livros novos e usados, que serão pendurados em árvores e postos para serem “colhidos” pela população, com o intuito de incentivar a atividade física e despertar o gosto e atenção pela natureza e belezas do Parque.

A razão de se efetuar este evento no Parque Rego D’água tem conotação direta com a questão ambiental, pois chamar as pessoas para frequentar o Parque é incentivar o exercício físico, promover uma vivência saudável, valorizar a vida ao ar livre em contato com a natureza e chamar a atenção para os cuidados que os moradores da cidade devem ter para com a preservação da natureza conscientizando as pessoas de que o Parque faz parte de nossa casa e que deve ser cuidado e zelado como um patrimônio nosso.

Distribuição de um kit com dois ou mais livros de autores variados, para serem doados às 45 escolas municipais de Dourados a serem entregues pela Secretária Municipal de Educação para as/os diretores/as das referidas escolas.

VII- JUSTIFICATIVA:

Este Projeto será desenvolvido na cidade de Dourados no dia 29 de Outubro de 2017, Dia Nacional do Livro, sob a coordenação da Acadêmica da ALB, Odila Schwingel Lange com parceria de várias outras pessoas e entidades assim como a Prefeitura de Dourados, através da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Serviços Urbanos, Secretaria de Cultura, Guarda Municipal e FUNED.

Também pretende-se ter como parceiros a Câmara Municipal de Dourados, UEMS-Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, a UNOPAR-Universidade do Oeste do Paraná, UFGD-Universidade Federal da Grande Dourados, Centro de Tradições Gaúchas-CTG, Centro de Tradições Nordestinas-CTN, ADL-Academia Douradense de Letras, UBE-União Brasileira de Escritores/MS, Exército Brasileiro, Policia Miliar, Policia Militar Ambiental, Rotary Clube Dourados Águia Dourada e várias outras entidades que se dispuserem a colaborar com o Projeto, além de cantores, músicos, poetas, escritores, bailarinos, performistas, artistas e vários outros manifestantes da área cultural.

VIII- PROBLEMA:

O espaço público denominado Parque Primo Fioravante Vicente, popular Rego D’água, onde será desenvolvido o Projeto apresenta vários problemas de manutenção e cabe à Prefeitura Municipal de Dourados, através da Secretaria de Serviços Urbanos e da FUNED, viabilizar esses reparos para que este recinto possa bem acolher os participantes deste Projeto, tanto alunos, escolas, autoridades e população em geral.

As necessidades são pequenas reformas que não requerem muito investimento assim como: colocação de soquetes e lâmpadas ná área coberta em frente à quadra de esportes, parte central do Parque; colocação de portas e lixeiras nos banheiros anexos a esta área coberta; reparos na iluminação do Parque em geral; colocação de tábuas no assoalho do deque existente no segundo lago, ao final do Parque, já no Jardim Água Boa; reconstrução de duas mesas e vários bancos de concretos no Pergolado anexo a esse deque que se encontram depredadas causando um triste aspecto àquele ambiente e contribuindo para que vândalos, continuem destruindo aquele espaço que deveria ser de lazer e confraternização.

IX- INFRA-ESTRUTURA:

A infraestrutura ficará a cargo e responsabilidade das seguintes entidades:

Corpo de Bombeiros e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e FUNED: colaborar na colocação de livros nas árvores, postes e grades na manhã do dia 29 de Outubro.

Guarda Municipal: Manter a ordem no ambiente e impedir que vândalos e desocupados retirem os livros antes do início do evento, quebram lâmpadas, depredem os banheiros e destruam decoração do evento.

Secretaria de Cultura: apoio Cultural em todos os sentidos, principalmente no convite aos artistas, doação de livros publicados com verba do FIP e fornecimento de som para atender as necessidades do evento.

Secretaria de Educação: preparação dos Kits de livros fornecidos pela proponente, devidamente embalados e nominados a serem distribuídos para as escolas municipais pela Secretária de Educação; convite às escolas com translado dos alunos sob responsabilidade de secretaria de Educação; empréstimo e transporte de 100 cadeiras para melhor acomodar os visitantes e participantes do evento; convite e translado dos componentes dos Corais da 3ª idade dos Centros André’s Chamorro e Maria Martimiano.

X- DIVULGAÇÃO:

A Divulgação do Referido Projeto ficará a cargo das seguintes empresas e entidades:

X-I- Câmara Municipal de Dourados:

Cabe à Câmara Municipal dede Dourados: conceder apoio na divulgação do evento com publicação de cartazes e convites, distribuição dos cartazes e convites às entidades, autoridades, universidades, escolas, clubes de serviços etc. matéria jornalísticas, televisivas e radiofônicas.

X-II- Revista Criticartes:

Cabe à Revista Criticartes promover a divulgação deste evento em sua página na Internet, nas Redes Sociais, entre escritores e poetas, entrevistas na Revista e em programas de Rádio e Televisão.

X-III- Jornal O Progresso, Diário MS, Dourados News, Dourados Agora e Folha de dourados:

A estes veículos de comunicação cabe a divulgação do evento de modo geral com entrevistas, artigos, Redes Sociais etc., dar ampla divulgação ao evento para que o mesmo possa atingir seu objetivo e “fazer do douradense um leitor”!

Dourados, 25 de julho se 2017

Odila Schwingel Lange
Secretária da ALB/MS

Nenhum comentário:

Postar um comentário